segunda-feira, 27 de julho de 2009

Contração Muscular




Por: Hugo R. Garcia Quinteiro

Acho que vale a pena postar aqui como referência pra estudo além de ter um vídeo bem bacana:


EVENTOS NA CONTRAÇÃO MUSCULAR E NO RELAXAMENTO


1°) O neurotransmissor acetilcolina é liberado na fenda sináptica e se fixa nos receptores pós sinápticos localizados no sarcolema.
2°) O potencial de ação do músculo despolariza os túbulos transversos.
3°) A despolarização dos sistemas de túbulos T acarreta a liberação de Ca2+ pelo retículo sarcoplasmático.
4°) O Ca2+ se fixa à tropomiosina nos filamentos de actina. Desse modo, eliminando a inibição que impedia o acoplamento actina-miosina.
5°) Durante a contração muscular, a actina combina-se com a miosina. Na cabeça de miosina existe a enzima ATPase que fraciona o ATP e libera energia. A tensão produzida pela liberação de energia produz a movimentação das pontes cruzadas de miosina.
6°) o ATP se une à ponte cruzada de miosina, rompendo a ligação actina-miosina e permitindo que a ponte cruzada se dissocie da actina. Isso dá origem ao deslizamento dos filamentos finos sob os filamentos grossos, o que acarreta no encurtamento do sarcômero.
7°) A atuação prossegue enquanto a concentração de Ca2+ continuar alta (em virtude da despolarização) para inibir a ação do complexo troponina-tropomiosina.
8°) Quando a estimulação muscular cessa, a concentração de Ca2+ cai rapidamente e este Ca2+ retorna para o retículo sarcoplasmático pela ação da bomba de Ca2+ ( esta bomba de Ca2+ é um transporte ativo no qual existe o envolvimento do gasto energético).
9°) A remoção do Ca2+ restaura a ação do complexo troponina-tropomiosina. Mesmo na presença do ATP, a actina permanece dissociada da miosina, ou seja, no estado relaxado.



Referência:



McARDLE, W.D.; KATCH, F.I.; KATCH, V.L. Fisiologia do exercício: energia, nutrição e desempenho humano. 6º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

1 comentário

Sentimento do Mundo disse...

O Video é bem bacana Hugo! Estudo o básico sobre contração e relaxamento muscular... Principalmente a parte da bomba de calcio e de sodio

Otima escolha, adorei!!!!!
Um beijo
Tami

Postar um comentário