sexta-feira, 16 de junho de 2017

A relação dos meus alunos-professores e a sua atuação profissional





Hoje em dia, existem diferentes maneiras de enxergar a relação entre professor e aluno nos inúmeros segmentos de mercado em que atuam os profissionais de Educação Física. Essas relações, muitas vezes, ditam a maneira com que o professor lida com seu aluno durante todo o período que estão trabalhando juntos.

As principais classificações são:

  • Relação de profissional liberal e seus clientes:
Se estabelece entre um prestador de serviço e um cliente e já possui algumas “leis” implícitas reguladas pelo mercado.
Exemplos:
- o cliente tem sempre razão;
- o cliente possui expectativas então, o profissional deve atender essas expectativas para gerar felicidade e satisfação ao mesmo.

  • Relação de profissional da saúde e paciente:
O paciente possui alguma doença e o profissional trabalha para melhorar a condição e ajudar no tratamento, utilizando conhecimento científico e clínico, guiando o paciente para que ele obtenha melhoras em seu quadro geral.
Normalmente, esse trabalho é feito em parceria com o médico que acompanha esse paciente.
As maiores dificuldades em mensurar evolução estão na interação da atividade física com medicamentos, a adesão desse paciente a uma dieta restritiva e até a resistência em mudança do estilo de vida que ele vinha levando que, convenhamos, se fosse a correta não seria necessária uma intervenção radical multiprofissional.

  • Relação de professor e aluno:
O aluno contrata um professor para que ele venda algo intangível e de difícil precificação pois é muito difícil mensurar. Esse produto chama-se CONHECIMENTO.
Quando uma relação é criada nesses moldes, algumas “leis” se tornam implícitas. Exemplos: na relação de ensino-aprendizagem o aluno nem sempre tem razão, o professor conhece diferentes formas de abordagem pedagógica para que esse processo se torne o melhor possível e esse aluno aprenda o que precisa ser ensinado. A remuneração se dá, primariamente, pelo conhecimento e não pela “empreitada”.

Dentre todas elas, acredito que a relação professor-aluno seja a mais adequada e a que melhor representa o serviço que o profissional de Educação Física presta nos segmentos de mercado que atua.

Claro que existem componentes de profissional liberal-cliente e profissional da saúde-paciente em todas as relações porém, enxergar essa relação primariamente como professor-aluno nos permite trabalhar de maneira mais adequada com aquilo que realmente fazemos e acreditamos: devolver - reeducando - padrões fundamentais de movimentos que foram perdidos devido a uma alienação corporal, causada pela forma com que as sociedades ocidentais se organizaram pós revolução industrial.

Eu ofereço ao mercado o que acredito ser a relação mais adequada: o conhecimento. Com este cenário de atuação bem posicionado e claro, meus alunos-treinadores exercem o efeito multiplicativo, ou seja, esse conhecimento passa a ser ensinado ao seus alunos devido a sua alta aplicabilidade e grande conteúdo prático oferecido nos cursos que ministro.


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